terça-feira, 7 de outubro de 2014

Tráfico de imigrantes gera US$ 7 bilhões nas duas principais rotas

As duas principais rotas de tráfico ilegal de imigrantes, em direção à Europa e à América do Norte, geram 7 bilhões de dólares anuais às redes de traficantes, segundo uma estimativa publicada nesta segunda-feira pelo Escritório das Nações Unidas para a Droga e o Crime (ONUDC).
"A ONUDC estima que os dois principais itinerários de tráfico ilegal do norte, leste e oeste da África em direção à Europa e da América do Sul em direção à América do Norte geram cerca de 7 bilhões de dólares", indicou à imprensa Yuri Fedotov, diretor da instituição com sede em Viena.
Segundo este escritório da ONU, o total de receitas mundiais do tráfico de imigrantes talvez seja significativamente mais elevado.
Esta estimativa, a primeira publicada pelo ONUDC, pode aumentar, já que "é observada uma tendência à alta no tráfico de imigrantes, em toda parte", segundo Fedotov.
"É preciso reforçar claramente a cooperação internacional diante desta forma de crime organizado transnacional", disse Fedotov. "Todos os dias ocorrem tragédias terríveis, quando mulheres, crianças e homens vulneráveis confiam em criminosos, que prometem transportá-los clandestinamente a outros países", afirmou.
No total, 40.000 imigrantes morreram no mundo desde 2000, 3.000 deles no Mediterrâneo apenas em 2014, segundo um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM), citada pela ONUDC.


Agence France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário