sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fiscais flagram escravos e estrangeiros irregulares em lavouras

Ministério do Trabalho e Emprego realiza operação no sul do Estado
Plantio e colheita de fumo e batata estão no foco da fiscalização do Ministério do Trabalho no sul de Santa Catarina. Irregularidades no vínculo da mão de obra e até casos de trabalho escravo foram flagrados.
"Havia dez trabalhadores alojados em um casa sem qualquer condição no bairro Sangão, em Criciúma. Localizamos o primeiro empregador, esperamos os demais, há aliciadores também, mas o empregador tem que estar ciente de que, no momento em que admitiu na sua roça, a responsabilidade é dele", explicou a auditora fiscal do MTE, Lilian Carlota Rezende, que visitou o estúdio do Manhã Eldorado nesta quinta-feira.
"Esses casos estão sendo repassados para o Ministério Público Federal, não somente sobre o produtor que manteve o trabalhador em condição desumana mas também o aliciador", relatou. A casa onde os trabalhadores estavam alojados fica na Rodovia Jorge Lacerda, em uma propriedade rural onde eles colhiam batatas. Os trabalhadores em regime escravo no Sangão eram oriundos do Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão.
FUMO
Outro caso flagrado foi em Sombrio, onde o produtor rural mantinha 22 trabalhadores paraguaios. "Visitamos 17 produtores de fumo, todos com empregados sem vínculo formal, sem equipamentos nem estrutura adequada, e o fumo transmite doença, então a luva é importante na hora de lidar na roça", contou Lilian. Esta situação de Sombrio, que envolve um grande produtor que já no ano passado havia também trazido trabalhadores paraguaios irregulares, foi encaminhada à Polícia Federal.


 Rádio Eldorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário