sábado, 25 de outubro de 2014

Seminário aborda Migrações na Pan-amazônia dias 3 e 4 de novembro

O Seminário ‘Migrações na Pan-amazônia: fluxos, processos sociais e políticas’ tem o objetivo de discutir a questão das migrações no contexto Pan-amazônico. O evento reunirá pesquisadores locais, nacionais e estrangeiros nos dias 3 e 4 de novembro, na Academia Amazonense de Letras (AAL), situada na rua Ramos Ferreira, 1009 - Centro.
O Seminário é uma realização do Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia (Gema), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS).
Para o professor Sidney Silva, buscam-se, através das discussões a serem promovidas durante o evento, as razões pelas quais imigrantes de diferentes nacionalidades circulam entre os vários países da região em busca de melhores oportunidades de emprego, de aperfeiçoamento profissional, entre outros benefícios.

Sobre o evento
O seminário aborda uma realidade complexa e recente na região, que é a presença dos haitianos a partir de 2010. Frente a esse cenário, pretende-se fornecer aportes teóricos para compreender o fenômeno da migração na atualidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a formulação de políticas públicas que visem a incluir imigrantes que se encontrem em condições de vulnerabilidade.
Nessa perspectiva, o evento abordará também questões como a acolhida aos haitianos e solicitantes de refúgio, a inserção no mercado de trabalho, os desafios socioculturais e o exercício da cidadania.
Mais informações sobre o evento: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário