sábado, 4 de outubro de 2014

Comissão Interamericana critica detenção nos EUA de menores imigrantes


Os Estados Unidos estão retrocedendo a velhas práticas, ao manterem detidas crianças e famílias de imigrantes em situação ilegal, condenou nesta quinta-feira o vice-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Felipe González.
"É uma situação muito preocupante, porque vemos que os Estados Unidos estão voltando a políticas que pareciam ter ficado no passado, como manter centros de detenção para menores e famílias", afirmou González, que também é relator sobre Direitos dos Migrantes.
Felipe González liderou uma delegação da Comissão que visitou a fronteira sudoeste dos Estados Unidos esta semana. Desde outubro de 2013, mais de 66 mil menores desacompanhados de adultos - e um número similar de famílias - do México e de países da América Central foram interceptados nessa região.
A permanência de muitos deles em centros de detenção é um "retrocesso", disse González à AFP.
Com isso, acrescentou González, os Estados Unidos "estão retornando a políticas que existiam há mais de cinco anos", apesar de "já ter passado o pico da migração infantil". Os números estão em queda desde junho, disse o relator.
A delegação da CIDH, um órgão autônomo da OEA, visitou o centro do Departamento de Imigração e Aduana dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) para menores e famílias, em Karnes (no Texas).
González também denunciou as dificuldades da CIDH e de ONGs para visitar diferentes instalações para migrantes em situação clandestina.
Segundo testemunhos obtidos, os migrantes denunciam a falta de privacidade e lazer, o acesso restrito para falar com seus familiares e a ausência de um defensor legal, fator que determina a possibilidade de acolhida de um pedido de asilo.
Os centros "são equivalentes a prisões", criticou González.
Outra denúncia é que as autoridades americanas não investigam com profundidade os pedidos de asilo desses migrantes, que fogem da violência do narcotráfico, principalmente em Honduras, El Salvador e Guatemala.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário