segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Angola: Mais de mil cidadãos estrangeiros expulsos por estadia ilegal no país

Fonte do SME informou hoje (segunda-feira) à Angop, que a cifra representa mais 78 em relação ao igual período anterior, adiantando que os referidos cidadãos foram expulsos por via administrativa e judicial.    
De igual modo, a partir do posto de fronteira aérea de Luanda, o SME registou, no decurso da semana em análise, a recusa de entrada de 11 cidadãos estrangeiros por uso de visto falso, com maior realce para a nacionalidade portuguesa.
Quanto ao movimento migratório, o órgão afecto ao Ministério do Interior registou 15.271 entradas (-834) em relação ao período anterior 12.596 saídas (–197).
De acordo com a fonte, os dados referenciados reflectem o fluxo migratório nos mais distintos postos de fronteiras terrestres, fluviais, aéreas e marítimas.
Quanto aos actos migratórios para nacionais, foram recepcionados 9.885 pedidos de passaportes provenientes das direcções provinciais, postos de atendimento em Luanda, missões diplomáticas e consulares, dos quais foram emitidos 5.703 passaportes ordinários, 12 salvo-condutos e 4.931 passes de travessia.
No que tange aos actos para estrangeiros (vistos), o SME recepcionou 3.022 pedidos, tendo sido emitidos 629 vistos, representando (+10), em relação ao período anterior.
No capítulo das infracções migratórias e por violação a lei 2/07, de 31 de Agosto, sobre o regime jurídico dos estrangeiros vigente na República de Angola, foram sancionados com multas 32 empresas e 80 cidadãos, representando uma redução de (-12) em relação ao período anterior.
Neste momento o SME controla, ao nível dos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais (CDEI), um total de 552 cidadãos estrangeiros ilegais que aguardam a formalização das respectivas expulsões.
Da população estrangeira detida nos Centros de Detenção dos Estrangeiros Ilegais, a nacionalidade congolesa (RDC) lidera a lista.

 ANGOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário