sábado, 1 de novembro de 2014

Prefeitura busca regularizar e legalizar situação de estrangeiros

Depois da operação da Guarda Municipal, na quinta-feira, 30 de outubro, onde foram presas 17 pessoas por venda ilegal de mercadorias, a Prefeitura, por meio Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), busca regularizar e legalizar a situação dos estrangeiros envolvidos no caso. “Nós orientamos para que os vendedores se legalizem e busquem trabalho formal”, salientou o secretário da SEDETUR, Carlos Finck. Além do alvará de regularização, a Secretaria também oferece cursos de capacitação, como o Pronatec.

Produtos como relógios, capas para celular, anéis e pulseiras eram comercializados irregularmente por ambulantes. A mercadoria foi apreendida e os estrangeiros responderão processo pelos crimes de contrabando e descaminho, podendo perder o visto. Para denunciar crimes como esse, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo número 3524-8737.

Reunião apresenta políticas públicas para os imigrantes

Representantes das secretarias municipais se reunirão na segunda-feira, dia 3 de novembro, com um grupo de imigrantes senegaleses. A iniciativa visa buscar medidas e ações políticas que garantam aos imigrantes estabelecidos em Novo Hamburgo o acesso aos serviços públicos de cidadania e assistência social oferecidos pelo Município. O encontro será realizado às 15 horas, no auditório da Guarda Municipal, na Rua Jahú, esquina com a Rua Bento Gonçalves, bairro Pátria Nova.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Eduardo Tamborero, o objetivo é incluir o grupo de imigrantes nas ações sociais desenvolvidas pelo Município. “Queremos por meio de parceria com as secretarias municipais fazer o encaminhamento dessas pessoas para o mercado de trabalho, para os serviços sociais e de saúde. Além disso, vamos buscar um auxílio na área da educação para a dificuldade que eles tem com a língua portuguesa. Pois segundo relatam, a língua tem sido uma barreira para arrumar emprego fixo”, antecipa.

A reunião contará com a presença de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Agência Municipal de Emprego (AME), Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), de Desenvolvimento Social (SDS), de Saúde (SMS).

Assessoria de Imprensa Novo Hamburgo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário