quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Refugiados vão fazer crescer a economia europeia

Nos anos mais próximos, a vaga de migrantes levará a um "ligeiro aumento do crescimento do PIB, em resultado das despesas do Estado para apoiar os refugiados, bem como da maior oferta de mão-de-obra no mercado de trabalho".
O FMI admite, no entanto, que o crescimento da riqueza produzida nos países europeus devido aos refugiados é "modesto", rondando os 0,05% em 2015, 0,09% em 2016 e 0,13% em 2017. O ganho será maior nos países que mais abriram as fronteiras: +0,5% do PIB em 2017 na Áustria; +0,4% na Suécia e +0,3% na Alemanha.
Depois de 2017 as contas são mais difíceis e segundo o FMI o impacto dos refugiados na Economia vai depender da forma como estes são integrados. Se tudo correr bem, em 2020 o ganho no PIB pode chegar aos 0,25%.
Os técnicos sublinham que os Estados europeus devem acelerar a integração destes estrangeiros no mercado de trabalho pois só assim conseguirão desbloquear os potenciais efeitos económicos positivos.
O FMI acrescenta que os refugiados podem aliviar os problemas demográficos da Europa que tem poucas crianças e muitos idosos, mas sublinha que não vão resolver todos esses problemas.
Na única vez que falam sobre Portugal (mas também da Grécia, Itália e Espanha), os técnicos do FMI sublinham aliás que quem procura asilo na Europa está a dirigir-se para países com baixas taxas de desemprego e não para onde o problema do envelhecimento é mais severo.

 Global Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário