sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Crise de refugiados concentra debate no Fórum Econômico Mundial

O tema do Fórum Econômico Mundial deste ano é a 4ª Revolução Industrial, como a Era dos rôbos inteligentes e da internet vai impactar a economia, mas as atenções em Davos, na Suiça, está mais voltada para questões políticas, mais urgentes, em especial a crise de refugiados.

Só nas três primeiras semanas do ano mais de 30 mil pessoas chegaram na Costa da Grécia, segundo a Organização Internacional para a Migração, fluxo 21 vezes maior do que em todo o mês de janeiro do ano passado.

O primeiro-ministro holandês, Mark Hutte, destacou essa diferença no painel do fórum sobre o futuro da Europa. E disse que nas próximas seis a oito semanas é preciso encontrar uma solução para conter esse fluxo.

Seguindo o anúncio feito na última quarta-feira (13) de que a Áustria aceitará apenas um certo número de refugiados este ano, o ministro das Relações Exteriores, Sebastian Kurz, disse estar convencido de que medidas isoladas podem pressionar a União Europeia a, finalmente, chegar a uma solução conjunta.


E no mundo ameaçado pelas mudanças climáticas, o desafio pode ser ainda maior. O alerta foi trazido no fórum pelo ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, que mediou o acordo do clima no ano passado.
EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário