terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Criciúma sai da rota dos imigrantes haitianos, ganeses e senegaleses

 A cidade passava por uma onda imigratória desde 2014 quando estrangeiros encontraram nela oportunidade de trabalho e de melhores condições de vida. Eles começaram a migrar durante a Copa do Mundo, uma vez que os vistos para entrada no país estavam sendo concedidos livremente. Segundo a secretária de assistência social do município, Solange Barp, agora há semanas em que nenhum imigrante chega à rodoviária.
Para ela, o Brasil não é mais considerado um lugar de oportunidades para estrangeiros desde quando as empresas começaram a fechar postos de trabalho e o real se desvalorizou frente ao dólar. Ela diz que os imigrantes costumam enviar metade do salário para as famílias e com a conversão sobra muito pouco.
Entre os novos destinos de haitianos, ganeses e senegaleses estão Argentina e Uruguai. Assim mesmo acredita-se que Criciúma e cidades vizinhas ainda tenham cerca de 2,5 mil imigrantes. 
No ano passado, representantes de entidades como a Igreja Católica, prefeitura e movimentos sociais se reuniram para discutir a situação e oferecer alternativas para dar apoio aos estrangeiros. Casas foram alugadas, cestas básicas distribuídas e até uma cartilha em inglês e francês foi entregue para que eles pudessem encontrar as informações básicas de permanência no país.

 DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário