terça-feira, 12 de janeiro de 2016

PARAÍBA DOS MIGRANTES: QUASE NOVE MIL ESTRANGEIROS BUSCAM ‘ABRIGO’ NO ESTADO

A maioria é de africanos que vieram estudar e buscar novos conhecimentos para levar a seus países e eles estão concentrados no bairro dos Bancários. Em todo o Estado, segundo o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 8,7 mil estrangeiros. Somando essa população com a de pessoas provenientes de outros estados brasileiros, são 392.360 habitantes – ou seja, quase 10% da população paraibana vem de outras regiões.

Maritza Ferreti Farena, especialista em Migração, assessora do Serviço Pastoral dos Migrantes do Brasil e membro do Núcleo de Direitos Humanos da UFPB, trabalha com migrantes desde 1993. À frente do projeto João Pessoa Solidária, ela explicou que o trabalho tem como principal objetivo preparar a Capital paraibana a partir da conscientização para acolher melhor migrantes e refugiados.

“Quando os migrantes chegarem aqui, queremos ter condições de integrá-los. Além disso, no caso dos refugiados, que eles possam contar com os direitos garantidos por lei. O país que acolhe tem que dar assistência para que eles sejam auto-sustentáveis”, disse. Ela ressaltou, porém, que a Paraíba não recebeu refugiados.

Correio da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário