sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pesquisa revela que 42% dos residentes estrangeiros em Tóquio sofrem discriminação

Uma pesquisa realizada revelou que cerca de 42,3% dos residentes estrangeiros no bairro de Shinkuju, Tóquio, “frequentemente” ou “as vezes” se sentem discriminados pelos japoneses. Em comparação, 47,2% dos não-japoneses disseram que “nunca” ou “não muito frequentemente” sofreram com tal experiência, de acordo com um levantamento feito pelo governo de Shinjuku, informou o Jornal Asahi.
A situação mais citada, entre preconceito ou discriminação contra residentes estrangeiros foi quando “estavam a procura de um lugar para viver”, com 51,9%; seguido por “durante o trabalho”, com 33,2% e “procedimentos em órgão público”, com 25,6%.
Há aproximadamente 38 mil residentes estrangeiros somente no bairro de Shinjuku, representando 11% da população local.
Foi enviado questionários a 7 mil residentes estrangeiros e japoneses selecionados aleatoriamente, listados no Registro de Residente, para a Pesquisa sobre Multicultura – Morando em Shinjuku. A pesquisa foi feita com base em 2 mil questionários recebidos de volta.
Um total de 22,1% dos residentes japoneses responderam que ter vizinhos estrangeiros é “favorável” ou “relativamente favorável”, superando 16,9% que responderam “desfavorável” ou “relativamente desfavorável”. Os entrevistados japoneses, no entanto, citaram várias preocupações.
47,6% dos japoneses disseram que sentem preocupação sobre “como jogam o lixo”; seguido de 35,4% que se sentem incomodados com “vozes altas e outros ruídos”.
No lado positivo, 28,1% dos entrevistados japoneses disseram que ter vizinhos estrangeiros “ajudaria a ter interesse em países estrangeiros”; enquanto 26,7% responderam que “ajudaria a aumentar as chances de experimentar culturas estrangeiras”.
Perguntados sobre o que é necessário para eliminar o preconceito e a discriminação, 50,7% dos japoneses disseram que: “Aceitar os diferentes estilos de vida de cada um” é o essencial.

 Ipc Digital


Blog miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário