segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Bolivianos em São Paulo comemoram Alasitas


Dia 24 de janeiro último a comunidade boliviana residente em São Paulo comemorou a tradicional Festa de Alasitas. 
Alasitas é uma feira que reúne todas as camadas sociais da Bolívia, centrada em miniaturas, que fazem parte do imaginário dos aymarás, nome de um povo e respectiva língua da Bolívia.
Nela se passam todos os desejos de fartura, prosperidade e sorte para o ano que se inicia. A palavra Alasita vem do idioma aymará e significa “compre de mim”. Este evento tem base na cidade de La Paz, mas também pode ser visto em outras cidades da Bolívia. Tem como principal característica a venda de miniaturas que tem uma finalidade ritual. Há, principalmente, miniaturas de coisas que fazem parte do universo doméstico, como fogões e geladeiras. Há também casas, carros, e malas de dinheiro. Galos e galinhas garantem amor. 
Outras miniaturas interessantes que se pode comprar são carrinhos de supermercado cheios. Enfim, todo aquele bem material que alguém possa desejar. 

Tradição de 231 anos 
A tradição da feira teve início em 1781, quando o governador de La Paz, Sebastián Segurola, determinou que se celebrasse uma festa anual em homenagem à divindade pré-colonial chamada Ekeko (o deus da Abundância). Essa homenagem se devia ao fato de a cidade de La Paz ter sobrevivido ao cerco comandado por Túpac Katari e que durou 109 dias (em uma das maiores rebeliões indígenas contra o domínio espanhol na região do Alto Peru).  

A festa tambem aconteceu na Praça da Republica , Memorial da America Latina , nos diferentes bairros onde se encontram a comunidade boliviana , estab festa faz parte do calendario de eventos da Cidade de São Paulo .A comunidade boliviana em São Paulo, a que mais cresceu nos últimos anos na cidade, celebrou em meio a um forte calor e com as tradicionais oferendas, a Festa de Alasitas, em homenagem a Ekeko, o deus da abundância.

Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário