sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Forum Social Mundial das Migraçoes 2016




Ontem a tarde tivemos a reunião da Comissão de Mídias no sindicato dos jornalistas em preparação ao VII Fórum Social Mundial das Migrações  que terá lugar na Cidade de São Paulo entre os dias 07 e 10 de julho deste ano no Centro Esportivo Regatas do Tietê e Faculdade Zumbi dos Palmares. Além desta também temos as comissões de Mobilização, Documentação, Programação que já se reuniram e ainda a Comissão de Cultura que se reunirá no próximo dia 26 as 18hs Edifício Martinelli.


 O  forum  deve mostrar os avanços nas políticas migratórias do país e das nações, permitindo que os migrantes discutam as problemáticas que os afetam e procurem soluções com base na solidariedade. Imigrantes, refugiados e apátridas poderão reivindicar suas lutas e relatar abusos de direitos humanos

As outras edições aconteceram em: Madri, Espanha, (2006 e 2008 ); Quito, Equador (2010); Manila, Filipinas (2012) e Joanesburgo, África do Sul (2014). A edição sul-africana do WSFM, O Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM) é um dos processos temáticos decorrentes do Fórum Social Mundial (FSM). O FSM ocorreu, pela primeira vez, em Porto Alegre no ano de 2001, por iniciativa dos movimentos sociais, organizações não governamentais, sociedade civil, pastorais sociais e ativistas em defesa da vida. A partir da carta de princípios do FSM, os grupos ligados às migrações que integram a conferência passaram a organizar, de 2005 em diante, um fórum voltado especialmente para migrações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário