quinta-feira, 21 de maio de 2015

Paris quer discutir modalidades de divisão de imigrantes na UE

A França está de acordo com um mecanismo temporário de distribuição entre os países europeus dos requerentes de asilo "com uma necessidade demonstrada de proteção", mas deseja "discutir de maneira aprofundada" os parâmetros, de acordo com um comunicado do Conselho de Ministros reunido em Paris.

"Sobre a proposta de criação de um mecanismo temporário para a distribuição na União Europeia dos requerentes de asilo com uma necessidade demonstrada de proteção", a França "é plenamente favorável a que essas pessoas - e apenas essas - possam ser, temporariamente e mediante parâmetros a serem discutidos de maneira aprofundada, divididas de forma mais equitativa" entre os Estados membros, ressaltaram os ministros das Relações Exteriores, Laurent Fabius, e do Interior, Bernard Cazeneuve.

Além disso, a "França irá examinar cuidadosamente" a recomendação da Comissão Europeia para o reassentamento de 20.000 refugiados de zonas de crise, "em função do método de rateio a ser definido neste contexto", acrescentaram, ressaltando a necessidade de ter "em conta o nível de esforço anterior de cada um."

Estas duas linhas de reflexão foram lançadas em 13 de maio pela Comissão Europeia: de uma parte criar um mecanismo temporário de transferência, dentro da UE, dos requerentes de asilo "que apresentem claramente a necessidade de proteção internacional", e de outra estabelecer a transferência, para a União Europeia, de 20.000 refugiados em acampamentos fora da UE.

Para os dois dispositivos, um método de distribuição é previsto com base no PIB e a população, em particular, e, em menor medida, no desemprego e no número de requerentes de asilo já acolhidos em cada país. É sobre este ponto que pode ser incluído o conceito de esforço prévio.
"Em contraste, a França é e continuará a se opor a qualquer ideia de quotas em matéria de asilo, uma vez que o pedido de asilo é um direito, atribuído a partir de critérios e objetivos que não podem ser enquadrados em quotas", de acordo com o comunicado.

Não pode haver "quotas em matéria de imigração ilegal", ressaltam os ministros. Nenhuma destas propostas figuram na caixa de ferramentas da Comissão Europeia.

Enquanto a Itália é regularmente acusada de deixar escapar alguns dos migrantes que chegam em seu solo, o texto francês insiste na necessidade "que os países de entrada respeitem as suas obrigações em matéria de intercepção e identificação de migrantes, de processamento do pedido de asilo e deportação eficaz para seus países de origem das pessoas que não obtiverem asilo".


Nos termos do Regulamento de Dublin, os migrantes devem apresentar o seu pedido de asilo no país onde chegam, um sistema criticado por deixar a Itália e a Grécia na linha de frente.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário