quarta-feira, 6 de maio de 2015

Hillary Clinton propõe plano de regularização de pessoas em situação ilegal



A candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton propôs nesta terça-feira um plano para regularizar e naturalizar uma parte dos 11 milhões de pessoas que vivem em situação ilegal nos Estados Unidos, durante um ato de campanha em Las Vegas.

- Já não podemos esperar para criar um caminho à cidadania plena desses estrangeiros - disse Hillary durante uma mesa redonda em um liceu de Las Vegas, em Nevada, um estado do oeste americano em que 27% de seus habitantes são hispânicos.
Na mesma mesa havia estudantes sem documentação, provisoriamente regularizados, ou pais vivendo clandestinamente.

- Nisso me diferencio de todos os republicanos. Que as coisas fiquem claras: ninguém (pré-candidato) republicano, declarado ou potencial, apoia abertamente uma via à cidadania, nenhum. Quando falam de um estatuto legal, trata-se na realidade de um estatuto de segunda classe - disse a pré-candidata democrata.

Hillary Clinton apoiou nos últimos anos a regularização em massa dos estrangeiros indocumentados, em particular os jovens "dreamers", que não deixaram os Estados Unidos desde seu nascimento e que "sonham" em sair dessa situação.
No entanto, sua pressão pela elaboração de uma naturalização constitui um claro contraste com seus adversários republicanos, que se opõem à proposta ou mantêm uma postura ambígua.

Democratas e republicanos coincidem que a presença de mais de 11 milhões de pessoas sem documentos e que as as lacunas existentes no sistema de cotas de vistos tornam a reforma migratória indispensável.
Em 2013, o Senado, então dominado pelos democratas, adotou uma reforma que teria conduzido à regularização de milhões de pessoas, mas os republicanos a frearam na Câmara dos Representantes.


O presidente Barack Obama decidiu implementar em 2012 um programa que outorga documentos provisórios a jovens sem documentos, mas sua extensão aos adultos permanece bloqueada pela justiça federal.

Agencia Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário