quinta-feira, 7 de maio de 2015

Milhares trabalham para o Mundial do Qatar em condições sub-humanas


O Qatar planeia construir sete complexos para alojar mais de 250 mil trabalhadores estrangeiros que são responsáveis pelas infraestruturas do Mundial de Futebol de 2022. Mas várias organizações internacionais já vieram denunciar que há milhares de pessoas a viver em condições sub-humanas.
“As condições dos trabalhadores imigrantes no Qatar não são boas. Há um sistema abusivo de vistos de saída que os prende aos empregadores", disse à agência France Presse Minky Worden, diretora de iniciativas globais da organização Human Rights Watch.
"Se esses empregadores são abusadores, eles enfrentam um grande problema. Não podem sair e procurar emprego noutro lado”, concluiu.

As autoridades do emirado tentam responder às crescentes críticas a respeito das condições laborais oferecidas aos imigrantes, com a construção de novos complexos.

Operação de Fachada

Mas, segundo a mesma organização, trata-se apenas de uma operação de cosmética do regime, que tenta assim fazer esquecer as condições sub-humanas de milhares de trabalhadores estrangeiros.
O ministro dos Assuntos Laborais e Sociais do Qatar diz, no entanto, que o país “enfrenta um grande problema, com o enorme afluxo de trabalhadores expatriados e o atraso para oferecer um alojamento apropriado para essa população foi um erro que [as autoridades] estão agora a tentar corrigir”.
De acordo com a mesma agência de notícias, o Qatar não disse quanto dinheiro irá gastar nesta iniciativa, mas a principal das sete cidades residenciais, chamada Labour City, custou mais de 730 milhões de euros e conta com a segunda maior mesquita do país.
O Campeonato do Mundo de futebol, no Qatar, vai ter lugar entre novembro e dezembro de 2022, com a final prevista para o dia 18, a duas semanas do Natal, como foi anunciado há dias pela FIFA.
Ainda de acordo com a France Presse, esta é uma mudança de calendário que não agrada aos clubes de futebol, que tinham ameaçado pedir indemnizações à FIFA por serem obrigados a alterar a temporada do futebol nacional.
O Doha Port Stadium, como se pode ver no vídeo em baixo, foi construído dentro de uma lagoa e tem capacidade para 44.950 pessoas.
Havia ainda a possibilidade de organizar a competição em estádios climatizados, face às altas temperaturas registadas no verão, mas a prova vai mesmo realizar-se no inverno.

A confirmação das datas do Mundial ocorre depois de mais de quatro anos de indecisão. Falta agora anunciar a data do início do campeonato, que deverá durar quatro semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário