sexta-feira, 5 de setembro de 2014

V Seminário da Cátedra Sérgio Vieira De Mello: “Cartagena+30 e as Perspectivas da Academia”

Estão abertas as inscrições para o V Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, cujo tema é “Cartagena+30 - Perspectivas da Academia”. O evento ocorrerá nos próximos dias 11 e 12 de setembro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Criada em 2003 para promover debates e ações em torno da temática de refúgio e deslocamentos forçados em toda a América Latina, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello realiza encontros anuais e tem como objetivo firmar a temática no interesse da academia e da população em geral, buscando estabelecer um compromisso com práticas que resultem na melhoria na condição da população deslocada vulnerável.
Para os debates do V Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, estarão presentes o Secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Paulo Abrão, e o Oficial de Proteção do ACNUR no Brasil, Gabriel Godoy, discutindo reflexões da Academia sobre o impacto da Declaração de Cartagena nas políticas de refúgio de diferentes países.
Serão abordados também os avanços e as contribuições da Declaração para o Direito Internacional dos Refugiados, o papel do Estado brasileiro nas novas iniciativas regionais, o mandato do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e a proteção dos refugiados e apátridas na América Latina.
Haverá ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos de alunos de graduação e pós-graduação e o depoimento de refugiados, numa proposta multidisciplinar de conhecimentos.
O Seminário deste ano é especialmente relevante, pois em dezembro o Brasil sediará em Brasília a Conferência Cartagena+30. O encontro reunirá representantes de toda América Latina para analisar os desafios contemporâneos e aprovar uma nova Declaração e Plano de Ação, no qual se elencarão perspectivas e medidas para os próximos 10 anos na questão de refúgio, deslocamentos internos e apatridia.
Os interessados em participar do V Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello devem enviar o formulário preenchido para o e-mail: ppgd[arroba]ufrgs.br, com o assunto “V Encontro Nacional das Cátedras”.
Serão 300 vagas e a inscrição é gratuita. Para os que queiram a emissão de certificados será cobrada a taxa de R$4,00. 
 ACNUR


Nenhum comentário:

Postar um comentário