sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Países da América Central propõem aos EUA plano para limitar imigração

Os governos de Honduras, El Salvador e Guatemala apresentaram às autoridades norte-americanas um plano para estimular o crescimento econômico nos países pobres da América Central e conter o fluxo migratório para os Estados Unidos.
Ministros das Relações Exteriores dos três países apresentaram "O Plano da Aliança para a Prosperidade no Triângulo Norte", que inclui projetos de desenvolvimento para estimular a criação de empregos e propostas para fortalecer as fracas instituições judiciais da região, de acordo com um funcionário do Departamento de Estado dos EUA.
Não houve detalhes imediatos sobre o plano, que foi elaborado com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, ou o quanto isso pode custar.
Um grande fluxo de crianças desacompanhadas este ano na fronteira sudoeste dos Estados Unidos pressionou os Estados Unidos, México e países da América Central a buscar novas estratégias para reduzir o número de crianças e famílias que tentam entrar em território norte-americano.
"O plano visa concentrar os esforços nas comunidades de origem da população migrante, a fim de contribuir para a criação de melhores condições ... e desencorajar a migração irregular que põe suas vidas e segurança em risco", disse o ministro das Relações Exteriores de El Salvador, Hugo Martínez, de acordo com um comunicado. Autoridades mexicanas também tomaram parte da reunião que teve lugar durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.
O México tem intensificado os esforços em sua fronteira sul para bloquear a PASSAGEMhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png de migrantes da América Central que cruzam seu território a caminho dos Estados Unidos.
 Lesley Wroughton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário