quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MIGRAÇÕES E MOBILIDADES NA AMÉRICA DO SUL

CHAMADA DE TRABALHOS – WORKSHOP PARA PÓS-GRADUANDOS 
SEMINÁRIO INTERNACIONAL MIGRAÇÕES E MOBILIDADES NA AMÉRICA DO SUL
Realização: OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

Convidamos pós-graduandos que estão realizando pesquisas no campo das migrações internacionais a participar de Workshop para debater suas pesquisas em andamento com especialistas nacionais e internacionais na temática das migrações internacionais.

O workshop acontecerá no contexto do seminário Migrações e Mobilidades na América do Sul, entre os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2014, na Universidade de Brasília e tem como finalidade: (a) Estimular o intercâmbio de experiências no contexto das migrações internacionais entre pesquisadores do Brasil e da América do Sul, (b) qualificar a formação de estudantes sobre o fenômeno migratório internacional (c) abrir novos espaços de produção de conhecimento científico ajustado às necessidades da região sul-americana, (d) formar uma rede acadêmica de estudos migratórios no contexto sul-americano. 

Dinâmica de Trabalho do workshop:

No workshop o pós-graduando apresentará o seu projeto de pesquisa ou debaterá os avanços dos resultados do trabalho com pesquisadores com consolidada trajetória, tanto do Brasil, como do exterior, como por exemplo: Eduardo Domenech (Córdoba); Claúdia Pedone (Ecuador), Sandra Gil (Buenos Aires); Sonia Parella (Barcelona); Bela Feldman-Bianco (São Paulo); Izkra Pavez (Santiago de Chile); Leonardo Cavalcanti (Brasília); Igor Machado (São Carlos), entre outros. Os projetos serão debatidos por um especialista de cada modalidade. O objetivo do workshop é estimular o intercambio de ideias e conceitos, bem como favorecer a formação de pesquisadores com vistas a ampliar sua rede de contatos e possibilidades de pesquisa.

Os interessados em participar do workshop devem enviar um resumo com até 250 palavras, para O E-MAILhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.pngeventos.obmigra@gmail.com e devem contemplar os seguintes temas: 

1 – Políticas Migratórias
2 – Retorno e Circularidade
3 – Mercado de Trabalho
4 – Identidades e Pertencimento
5 – Gênero e Geração

Possibilidades de ajudas:
O workshop não cobrará taxa de inscrição ou matrícula. Haverá possibilidades de bolsas de ALOJAMENTOhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png para alguns trabalhos selecionados. No entanto, recomendamos aos pós-graduandos a solicitarem ajudas para as despesas de viagens e hospedagem nos seus respectivos programas de pós-graduaçao ou através das agências de fomento a pesquisa.. 

Datas:
8 de setembro – divulgação da chamada de trabalhos
5 de outubro – data limite para envio de resumos
10 de outubro - data provável da divulgação dos resultados


OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário