quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mais de 8 mil estrangeiros vivem em Goiás: a maioria portugueses, norte-americanos e espanhóis

O Estado de Goiás tem 8.278 residentes nascidos em outros países, segundo revela estudo sobre a migração no Estado divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan). Denominado Panorama da Migração em Goiás, o estudo analisa a migração como uma das características principais da formação da população do Estado.
A respeito dos residentes que nasceram em país estrangeiro, a composição é bastante diversificada, com participação de todos os continentes. Da Europa vem o maior número de pessoas, com mais de 45%. Em seguida aparece o grupo dos que nasceram em algum país da América do Sul (excetuando o Brasil), 20,9%; os que nasceram na América Central ou do Norte perfazem pouco mais de 18%.
Quando se distribui residentes de Goiás pelos países de nascimento, observa-se que a histórica ligação com Portugal se sobressai, com 15,7%. No entanto, a segunda nacionalidade que mais aparece é a estadunidense, com mais de 15%. Ou seja, mesmo a América do Norte sendo apenas o terceiro continente de maior representatividade, quando se analisa a participação por país, os Estado Unidos ganham grande relevância.
Chama atenção também que entre os cinco países com mais imigrantes em Goiás, três são europeus. A terceira colocada, com 9% da população estrangeira em Goiás, é a Espanha. Em seguida vem os italianos, com 5,5% e bolivianos, com 5,3%. Na lista ainda constam países como Peru, Líbano, Japão, Paraguai, Chile, Argentina e Cuba.


Diário de Goias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário