terça-feira, 30 de setembro de 2014

Exército dos Estados Unidos recrutará imigrantes sem documentos

As forças armadas dos Estados Unidos planejam recrutar imigrantes sem documentos que tenham o domínio de línguas estrangeiras ou especialização médica, sob uma nova política do Departamento de Defesa, informou nessa sexta-feira (26) o jornal US Today.
Pela primeira vez, o programa conhecido como Adesões Militares em Interesse Nacional (Mavni), estará aberto aos imigrantes no país sem visto primeiramente, se chegaram aos Estados Unidos com seus pais antes de cumprir os 16 anos de idade.

As novas regras expandirão um programa já existente, e que permite aos recrutadores captar estrangeiros com habilidades de alta demanda, como o conhecimento de línguas estrangeiras ou formação sanitária especializada.

Entre os possíveis recrutados para entrar no exército estadunidense, destacam-se imigrantes sem documentos com conhecimentos de idiomas considerados críticos pelos EUA para a segurança nacional como o árabe, chinês ou persa.

O programa do Pentágono tem uma meta de mil 500 recrutas por ano e se centrará em imigrantes ilegais, incluindo também estrangeiros com vistos legais não permanentes, como estudantes ou turistas.

Alguns especialistas consideram que a nova política do Pentágono pode ser a primeira fase de um esforço mais amplo a nível governamental, para aliviar a pressão sobre os imigrantes e criar novos caminhos para a legalização.

O presidente Barack Obama, frustrado com o Congresso sobre sua preocupação em aprovar uma reforma substancial de imigração, comprometeu-se a utilizar sua autoridade presidencial para mudar as políticas de imigração, disse o US Today.

 Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário