sábado, 27 de setembro de 2014

Total de refugiados em 2014 deve ser o maior em 20 anos, diz Acnur

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) divulgou nesta sexta-feira (26/09), em Genebra (Suíça), que o número de solicitantes de asilo deve chegar a 700 mil em 2014. Este total, o maior em 20 anos, só foi atingido na Guerra dos Bálcãs.
Segundo o relatório da agência da ONU, nos primeiros seis meses de 2014, foram registradas 330.700 solicitações de asilo, 24% a mais que no ano anterior. Em relação à segunda metade de 2013, houve o registro de mais 2.600.
O índice, no entanto, pode ser ainda maior do que o pesquisado pelo Acnur, já que o órgão faz o levantamento em 44 países industrializados – por este motivo, não estão incluídas as pessoas que fogem para outros países em desenvolvimento, que geralmente são os mais afetados pelo movimento.
Além disso, como o corte do estudo foi feito em 30 de junho, não considera na totalidade os refugiados por conta das ações do grupo jihadista Estado Islâmico, atuante na Síria e no Iraque.
Dois terços das solicitações de asilo foram apresentadas somente em seis países: Alemanha, Estados Unidos, França, Suécia, Turquia e Itália. Na Europa, 264 mil pessoas pediram refúgio – 216 mil só nos 28 países da União Europeia. A região central do continente, especialmente na Polônia e na Hungria, foi a única região onde houve queda nos pedidos de asilo no primeiro semestre do ano.
Os países analisados pelo Acnur são: os 28 membros da União Europeia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Liechtenstein, Montenegro, Noruega, Sérvia (com Kosovo), Suíça, Macedônia, Turquia, Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Síria
Cerca de três milhões de sírios, de acordo com o Acnur, pediram refúgio em países vizinhos (que não entram na contagem do órgão) – principalmente Líbano e Jordânia, além da Turquia -, apesar de constituírem o grupo que mais conseguiu chegar aos países industrializados para pedir asilo.
As solicitações de asilo de sírios chegaram entre janeiro e junho a 48.400, contra 18.900 no mesmo período de 2013 e a 37.500 no segundo semestre do ano passado. Logo após, vêm os iraquianos, que apresentaram 21.300 pedidos de asilo entre janeiro e junho.
“Estamos claramente na era de conflitos crescentes. A comunidade internacional necessita preparar suas povoações para a realidade que, na ausência de soluções aos conflitos, mais e mais pessoas vão precisar de refúgio nos próximos meses e anos”, disse o responsável do Acnur, Antônio Guterres.


Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário