sábado, 27 de setembro de 2014

Exame de proficiência em português para estrangeiros é discutido em Simpósio

Na esteira do aumento no interesse do aprendizado da língua portuguesa em todo o mundo, o exame outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – o Celpe-Bras,  vem sendo alvo de pesquisas e colocado desafios para seu aprimoramento. Algumas questões foram discutidas no II Simpósio Internacional Celpe-Bras realizado na quinta e sexta-feira, 25 e 26 de setembro, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas.
O II SinCelpe reuniu pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores, coordenadores de postos aplicadores e interessados em geral. O Celpe-Bras é aplicado duas vezes ao ano, inclusive na Unicamp. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil também pode ser exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, assim como serve para a validação de diplomas de determinadas carreiras.
A história da criação do exame também tem relação com a Unicamp onde foram iniciadas as primeiras experiências nos anos 1990. A partir de 1998 o exame começou a ser aplicado. “Trata-se de um instrumento poderoso para a mudança no ensino de português para estrangeiros”, avalia a docente e diretora do IEL, Matilde Scaramucci, que também é presidente do simpósio. Segundo ela, o Celpe-Bras é um exame que avalia o uso da língua em situações reais de comunicação, sendo considerado um exame de desempenho.
Nesta sexta-feira, 26, pela manhã o debate contou com a professora Denise Abreu e Lima, presidente do programa Inglês sem Fronteiras da Secretaria de Educação Superior do MEC. Ela falou sobre a ampliação do programa para outros idiomas, inclusive o português, em processo de implantação. “O objetivo é auxiliar alunos no processo de internacionalização e mobilidade estudantil”. O programa deverá disponibilizar cursos gratuitos online e presenciais nas universidades, além de testes para avaliar o nível de conhecimento dos interessados, antes da realização do Celpe-Bras.


Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário