segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Como lidar com os movimentos migratórios

A Organização Internacional para Migrações (OIM) em Angola vai apresentar a partir de terça-feira, às 9h no Serviço de Migração e Estrangeiros de Luanda, um seminário de três dias sobre migração e desenvolvimento de trabalho para os funcionários do governo, representantes do sector privado e organizações da sociedade civil.
Esta formação é a primeira de uma série de seis organizada pela OIM, em parceria com o Ministério do Interior de Angola, para melhorar a capacidade das principais agências governamentais.
O objectivo é aproximar os participantes dos diversos aspectos da migração laboral, incluindo a migração e o desenvolvimento, cooperação internacional, regulação e administração dos programas de migração laboral, protecção e integração dos trabalhadores migrantes, recrutamento e consenso na diáspora.
Desde a assinatura do acordo de paz em 2002, Angola tem experimentado um crescimento económico sustentado que tem estimulado a migração no país.
Após ondas de emigração em massa e deslocamento forçado durante a guerra civil que durou 27 anos, o país assiste agora a diferentes e complexos fluxos de migração, incluindo um número crescente de migrantes com e sem documentos, em busca de protecção internacional, ex-refugiados angolanos que regressam ao país, vítimas do tráfico e menores não acompanhados.
O Ministério do Interior criou uma Comissão de Política de Migração para desenvolver as primeiras políticas de migração de Angola com o intuito de enfrentar os desafios e as oportunidades destas novas migrações.
A pedido do Ministério do Interior, a OIM está a fornecer orientação e apoio técnico à Comissão. Os especialistas vão contribuir com as suas experiências para a capacitação por meio de oficinas, pesquisas das melhores políticas aplicadas e orientação para consultas entre os ministérios.
Os seis workshops decorrerão entre Setembro e Outubro em Luanda. Outros assuntos que deverão ser abordados são a migração mista e assistência ao migrante, lei de imigração internacional, imigração e gestão de fronteiras, assim como migração e saúde. O projecto é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da OIM.


Rede Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário