segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Conheça o novo Programa Mentores para Imigrantes

O Engage Projeto Mentores, um projeto-piloto de VOLUNTARIADOhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png desenvolvido em parceria pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações e o GRACE, criou uma nova forma de apoio à integração de imigrantes que facilita a sua inclusão social e envolve ativamente toda a sociedade nesse processo.
Através da utilização do conceito de mentoria, o projeto baseia-se num ENCONTROhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.pngentre as necessidades dos mentorados e os conhecimentos e características do mentor, em que se promove uma correspondência de perfis. Os mentores são voluntários ligados às empresas associadas do GRACE que partilham os seus ‘soft skills’ e redes, e os mentorados são cidadãos imigrantes que precisam de apoio e acompanhamento para resolver uma ou mais necessidades específicas.

Nos dois anos de duração deste projeto-piloto, realizaram-se 31 processos de mentoria a imigrantes, estando 10 ainda a decorrer. Dos processos concluídos, 9 são na área da qualificação e procura de emprego (43%), 4 na área do empreendedorismo (20%), 3 na da Cidadania, Participação e Direitos Humanos e Interculturalidade (14%) e 5 em áreas diversas, como tempos livres e informações gerais (23,8%). A partir da avaliação dos participantes constata-se que todos eles fazem uma avaliação global do projeto muito positiva ou positiva. Os cidadãos imigrantes reconhecem que melhoraram as suas condições e ganharam competências úteis para a sua vida pessoal e profissional.

O novo Programa Mentores para Imigrantes do ACM

Os resultados e a boa experiência do projeto-piloto levaram o ACM, com o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional a ampliar o modelo, com a criação de um projeto que chega a mais mentores e a mais mentorados através de um plano de disseminação junto de entidades parceiras que inclui formação, partilha de experiências, materiais e uma plataforma informática de gestão a nível nacional.
Para o efeito, o Programa Mentores para Imigrantes será apresentado a um conjunto alargado de entidades públicas e privadas, às quais será proposta a assinatura de um protocolo, através do qual passam a disponibilizar localmente o Programa. Os potenciais voluntários na qualidade de mentores poderão INSCREVER-SEhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png através de qualquer instituição parceira do Alto Comissariado para as Migrações, e não apenas entre as associadas do GRACE, como acontecia na edição anterior do Projeto Mentores. Da mesma forma, as entidades parceiras poderão também acolher potenciais mentorados, garantindo que esta resposta fica disponível a nível nacional. 

As principais áreas de intervenção do Programa são a “Qualificação e procura de emprego”, "Empreendedorismo”, Saúde”, “Parentalidade”, “Reagrupamento familiar”, “Habitação”, “Cidadania e Participação”, ”Interculturalidade e Direitos Humanos”, “Tempos livres e informações gerais” e “Economia familiar”.
Com esta alteração, os mentorados passarão a dispor de mais oportunidades para resolver alguma necessidade ou assegurar o apoio necessário à concretização de um sonho. Pelo lado dos mentores, estes poderão, a partir desta experiência, desenvolver mais as suas competências pessoais, ter uma maior abertura à diversidade e uma oportunidade de exercer a sua cidadania participativa.

Com este modelo de intervenção o Programa Mentores para Imigrantes pretende contribuir para a participação cidadã, a valorização da diversidade, o conhecimento mútuo, a criação de espaços de diálogo e, com isso, promover a coesão social e a construção de uma sociedade mais justa.

Para mais informações, visite o SITE do AMC
http://www.acidi.gov.pt/es-imigrante/servicos/programa-mentores-para-imigrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário