quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GLOBALIZAÇÃO: O DESAFIO DA SOCIEDADE

Nas últimas décadas do século XX, o mundo chegou a um grande dilema. Se por um lado, o fracasso do socialismo levou a fragmentação dos países que professavam esta doutrina política, por outro, o capitalismo, também precisava de uma nova roupagem para que pudesse manter-se como de sistema político predominante.

Neste contexto é que toma forma o neoliberalismo como doutrina para estabelecer uma nova ordem. É assim que surge a globalização como doutrina econômica dos meios de produção, inserindo-se aí também os meios sociais, culturais e políticos. No mundo globalizado as empresas transnacionais, por exemplo: passam a desenvolver seus negócios a custa das nações em desenvolvimento, onde a mão de obra é barata e abundante, fazendo com que o lucro destes grandes conglomerados aumentem a cada dia.

Na cultura e nos costumes, o que é produzido em Londres, Paris, Nova Iorque, ou outras capitais do mundo desenvolvido, torna-se regra para o resto do planeta, devido à velocidade dos meios de comunicação e informação.

Hoje a sociedade tem o grande desafio de buscar alternativas para um novo modelo de desenvolvimento, onde a exclusão e, o domínio dos meios de produção gerou um dos mais perversos sistemas de distribuição de renda e de isolamento das nações menos desenvolvidas.

Se a tecnologia, a informação e a cultura ficaram mais “acessíveis” a todos os países, devido à velocidade com que circulam pelo mundo globalizado, em contrapartida, o colonialismo continua a imperar como se estivéssemos no período pós Grandes Navegações.

O grande desafio da sociedade neste início de século XXI é construir um modelo alternativo ao neoliberalismo, onde todos os seres humanos sejam incluídos em um processo de desenvolvimento social, econômico, cultural e político, que privilegie todos os povos, para que possamos voltar a sonhar e vislumbrar um horizonte muito mais amplo e igualitário e, que isto resulte na construção de uma nova ordem na sociedade mundial.


EMIR BECHIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário