terça-feira, 31 de agosto de 2010

Chega a Equador o único sobrevivente do massacre de emigrantes no México

O equatoriano Luis Freddy Lala Pomavilla, único sobrevivente do massacre de Tamaulipas, onde morreram 72 indocumentados que tentavam chegar aos Estados Unidos, chegou a seu país nesta segunda-feira depois que o Governo do México autorizou sua repatriação por solicitação do presidente Rafael Correa.
"O equatoriano sobrevivente já está sob a proteção do Governo equatoriano e está em nosso país", confirmou o ministro de Relações Exteriores, Ricardo Patiño.

Um avião da Presidência esteve ontem (domingo) no México para pegá-lo e apontou: "o temos conosco".

As Secretarias de Governo (Segob) e de Relações Exteriores (SER) do México informaram através de um comunicado que, na noite deste domingo, o jovem de 18 anos tomou o avião que o levaria de volta a seu Equador natal.


O Secretário de Governo mexicano, José Francisco Blake Mora, solidarizou-se com o Governo do Equador pelo ocorrido na localidade de San Fernando, pelo que reiterou o compromisso do México com o esclarecimento dos fatos.

Enfatizou, ademais, a plena vontade do Governo do presidente Felipe Calderón, assim como a de seu homólogo equatoriano, Rafael Correa, em trabalhar conjuntamente para trabalhar na definição das políticas migratórias, na defesa aos direitos humanos e no combate à criminalidade que afeta aos migrantes de todas as nacionalidades em seu caminho aos Estados Unidos.

O encontro aconteceu no hangar da Secretaria de Marinha, na Cidade do México, de onde partiu um avião da Força Aérea Equatoriana.

Junto com o sobrevivente estava o secretário de Governo, o subsecretário para América Latina e Caribe, Salvador Beltrán del Río, ademais, por Equador, estava presente o embaixador equatoriano no México, Galo Galarza; o ministro coordenador de Segurança Interna e Externa, Miguel Carvajal; o vice-chanceler, Leonardo Arizaga, os quais agradeceram o apoio e as administrações realizadas.

Também estava presente um grupo de paramédicos que velou pela saúde do cidadão equatoriano repatriado.

Pomavilla foi o único emigrante que sobreviveu ao massacre feito por um grupo armado ao se passar por morto durante a matança; minutos depois, escapou para avisar a um comando da marinha mexicana do macabro ocorrido. Depois as autoridades chegaram ao rancho de San Fernando, onde enfrentaram os narcotraficantes e encontraram os corpos dos 72 emigrantes.

telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário