quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Centro de Apoio ao Migrante: Cinco anos junto com os imigrantes

No domingo dia 22/08 o Centro de Apoio ao Migrante (CAMI) comemorou na Praça Kantuta seu 5 Quinto Aniversário. O local escolhido para a festa, um conhecido ponto de encontro da comunidade Sulamericana em São Paulo, localizado no bairro do Parí, esteve ainda mais colorido com a presença de grupos de dança e música de diversas nacionalidades, como: paraguaios, bolivianos, colombianos, gregos, peruanos, entre outros.
O Evento teve inicio com a presença de importantes autoridades como o Embaixador da Bolívia Em Brasília, Gringo Gonzáles e o Cônsul Geral do Peru em São Paulo, Jaime Stiglich. Ambos parabenizaram fortemente o trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio ao Migrante e reafirmaram a disposição em contribuir para que os imigrantes bolivianos e peruanos possam viver com dignidade no Brasil. Do mesmo modo, Leila Chamaa, em representação da Cônsul Geral do Uruguai Dra. Brígida Scaffo, lembrou a importância de se trabalhar com resultados, o que tem sido uma característica do Centro de Apoio ao Migrante, segundo afirmou. Por sua vez Ramon Alberto Gimenez, representante do Consulado do Paraguai em São Paulo, em representação da Cônsul Geral , Cecilia Esther Cañete, lembrou que além do trabalho no dia-a-dia o Centro de Apoio ao Migrante está presente nos principais espaços onde se debate o tema das migrações.
Diante da presença de mais de 4 mil imigrantes, pelo palco passaram, além dos diversos grupos de musica e dança, com suas apresentações culturais, representantes de várias entidades ligadas à comunidade imigrante e que ao longo destes cinco anos estiveram presentes apoiando a luta em defesa dos e das imigrantes no Brasil. Foram marcantes também depoimentos de alguns imigrantes presentes. A Sra. Esther Colque, boliviana, falou sobre a importância do trabalho de apoio para a regularização migratória realizado pelo CAMI, destacando em especial a dedicada atuação de seu Coordenador, Paulo Illes. Leonor Villar, um jovem imigrante paraguaio, representante da Associação JAPAYKE, destacou a participação ativa do CAMI junto com a comunidade na discussão e proposição de políticas migratórias que garantam o respeito aos direitos humanos dos imigrantes e desejou mais 200 anos de vida ao CAMI.
O Evento teve também a entrega de certificados aos jovens e crianças que participaram dos cursos de informática, português e cidadania oferecidos pelo Centro de Apoio ao Migrante, durante o 1º Semestre de 2010.
O Centro de Apoio ao Migrante – CAMI, uma instituição sem fins lucrativos fundada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, atua na promoção e defesa dos direitos humanos dos migrantes, através da orientação jurídica especializada, atendimento para a regularização migratória, promoção cultural e atividades de formação para a cidadania, inclusão digital e social.
*
Wendy Villalobos

Nenhum comentário:

Postar um comentário