sábado, 28 de agosto de 2010

Brasil e Chile têm o maior número de refugiados


Programa de reassentamento na América do Sul cinco países; iniciativa abriga pessoas que tiveram que deixar seus países por questões de segurança ou integração local.
Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, Acnur, divulgou, nesta quarta-feira em Porto Alegre, dados atualizados sobre a população de reassentados na América do Sul.
A agência da ONU considera reassentados, pessoas que foram obrigadas a deixar seus países por questão de segurança ou integração local.
Homens, Mulheres e Crianças
Desde que o programa começou com um acordo entre Brasil e Chile há mais de 10 anos, 1118 homens, mulheres e crianças já foram reassentados.
Muitos deles são colombianos e palestinos. Os países que mais abrigam refugiados são Chile e Brasil com 455 pessoas cada.
O Acnur marca também o início do Encontro Regional sobre Reassentamento Solidário que ocorre na capital gaúcha até esta quinta-feira.
Iraque
O representante do Acnur no Brasil, Andres Ramirez, participou da coletiva ao lado de integrantes do governo e outras organizações.
O Encontro Regional sobre Reassentamento Solidário conta com representantes dos governos da Argentina, Noruega, Chile, Uruguai e Paraguai.
O Brasil tem recebido refugiados palestinos que viviam no Iraque e foram obrigados a fugir após a guerra que começou em 2003 no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário