quarta-feira, 25 de agosto de 2010

chilenos que moram em São Paulo, numa grande festa que foi realizada domingo, 22 de agosto, no Memorial da América Latina


Participaram os grupos folclóricos Chile Lindo, QuinchamaLí, Pablo Neruda, Raices de Chile, Canto Libre e Alma Chilena. Os shows musicais e de dança começaram as 16h. Mas, logo cedo, a partir das 10h, teve início a feira com artesanato e gastronomia típica começa às 10h no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca.
O evento, que se realiza pelo sexto ano consecutivo no Brasil é organizado pela Une-Chile , entidade que reúne os chilenos radicados em São Paulo. Neste ano, a comunidade teve um motivo especial para prestigiar o Festival Folclórico de Música e Dança Chilena: comemoraram o bicentenário do processo que deu início à independência do seu país.
Em 18 de setembro de 1810, o cabildo (assembléia local) formou uma Junta de Governo, sob a presidência do criollo Mateo de Toro y Zambrano, desencadeando-se aí o rompimento de relações que levaria à guerra com a Espanha. A proclamação oficial da Independência só ocorreria em 1818, sob a liderança de Bernardo OHiggins
A Une-Chile é uma organização não governamental sem fim lucrativo que se dedica a promover a integração dos imigrantes chilenos à sociedade brasileira e ao mesmo tempo preservar as suas tradições. Ela é formada por 16 organizações e 350 membros independentes que ao longo do ano organizam eventos culturais, esportivos e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário