quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Organização Internacional para Migrações, OIM, informou que brasileiros foram regularizados no Paraguai

A medida faz parte do programa paraguaio de legalização de estrangeiros e contou com a ajuda da OIM e dos serviços de imigração dos dois países.
Processo
Segundo a agência, vivem hoje no Paraguai de 150 mil a 250 mil brasileiros. Apesar da maioria já estar no país há décadas, só recentemente autoridades paraguais decidiram começar o programa.
Nos últimos nove meses, policiais de ambos os países, médicos, pessoal de imigração e trabalhadores da OIM viajaram para Amambay e Alto Paraná levando informação sobre os passos da legalização.
A encarregada do programa na OIM em Assunção, Graciela Ojeda, contou à Rádio ONU, da capital paraguaia, como vive grande parte dos brasileiros no país.
Fazendas
"Eles moram em fazendas dentro do Paraguai. Mas não são todos os casos. Estas pessoas vivem perto de cidades bem importantes, geralmente, perto da fronteira com o Brasil", informou.
Segundo Graciela Ojeda, a comunidade conserva a cultura brasileira em quase tudo que faz.
"O brasileiro no Paraguai tem todas as tradições e costumes intactas. Eles vivem tudo que é o Brasil no Paraguai. São cidades brasileiras aqui", contou.
O Ministério brasileiro das Relações Exteriores e o Diretório de Migração Paraguaia receberam apoio técnico da OIM para completar o processo que é parte de acordos firmados entre os países membros do Mercosul.
Os brasileiros que vivem no Paraguai trabalham no setor agrícola, em pequenos comércios e na economia informal.
De acordo com a OIM, a próxima leva de regularização deve ocorrer para os brasileiros que vivem nas cidades paraguaias de Salto de Guaira, Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário