sábado, 10 de outubro de 2015

Pesquisa vai conhecer realidade dos imigrantes e refugiados

A realidade dos imigrantes e refugiados em Minas e no Brasil deve ser conhecida por uma pesquisa de campo feita pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas) que está em andamento e deve ser finalizada até o fim deste ano. A ideia é produzir uma cartilha contendo os direitos do imigrante que serão distribuidas para eles e para técnicos do setor público para com que ele recebam melhor os estrangeiros.
“O governo brasileiro vai começar a conceder de 2.000 a 2.500 vistos aos haitianos por mês no Brasil. Isso se deve a uma aplicação de uma legislação criada em 2012. De fato, estamos recebendo muitos imigrantes e vamos receber mais, então o governo precisa criar políticas públicas para abriga-los”, relata  professor da PUC Minas Duval Fernandes, que estuda a imigração haitiana no Brasil.
Em Minas, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais criou o Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida no último dia 30. O objetivo é desenvolver políticas de acolhimento dos estrangeiros, proporcionando atendimento à saúde, educação e condições de trabalho. O comitê  é formado por 56 membros, sendo 28 pessoas do governo de Minas, e outras 28 da sociedade civil.


O tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário