quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cuiaba: Pastoral para Migrante já atendeu 720 estrangeiros neste ano

Exatos 755 imigrantes oriundos de outros estados e países foram atendidos, de janeiro a setembro deste ano, pelo Centro de  Pastoral para Migrante, em Cuiabá. Desse total, 720 são estrangeiros naturais da República do Haiti, África do Sul, Peru, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Suíça e Alemanha.
O Centro de Pastoral para Migrantes é uma instituição não governamental criada para apoiar as pessoas que migram para o Estado em busca de melhores condições de vida. Atualmente, a instituição é mantida por meio de trabalho voluntário e pela parceria com a secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
Segundo os dados da secretaria, o grande fluxo de migrantes é oriundo da República do Haiti. Foram 697 haitianos atendidos na pastoral, enquanto apenas 10 são sul-africanos. Além deles, três argentinos, dois bolivianos, dois colombianos, um chileno, um suíço e um alemão também foram atendidos na pastoral.
De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o cenário demonstra que o número de pessoas vindas de outros países que optam  por começar uma nova vida em Cuiabá é muito grande.
Daí a necessidade de fortalecer o atendimento a este público que, desde a Copa do Mundo no ano passado, tem sido superior ao número de migrantes de outros estados. Neste ano, a pastoral atendeu a 35 pessoas vindas da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Rondônia e São Paulo. 
“A estratégia de atendimento aos estrangeiros é extremamente relevante, pois exige, dentre outras coisas, a experiência de falar outras línguas, o encaminhamento a outras políticas públicas como trabalho e saúde, além da regularização da situação dos mesmos no país, que é feita pela Polícia Federal. Neste sentido, a Pastoral do Migrante tem sido uma grande parceira da Prefeitura de Cuiabá no desenvolvimento dessas atividades”, diz.
No total,  foram 743 adultos e 12 menores atendidos pela pastoral, que tem capacidade para 100 pessoas e oferece moradia, refeições e atendimento médico, além de aulas de português e auxilia na intermediação dessas pessoas com as empresas a fim de inseri-los no mercado de trabalho.
O tempo de permanência na casa é de dois meses, durante os quais o abrigado deve arrumar um emprego e, assim, ter condições de deixar a unidade. A pastoral está localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, no bairro Carumbé. O telefone para contato é o (65) 3641-1451, inclusive para quem quiser fazer doações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário