sexta-feira, 16 de outubro de 2015

‘É uma crise de solidariedade’, ressaltou vice-secretário-geral da ONU em fórum sobre refugiados e migrantes

Segundo estimativas, 60 milhões de pessoas teriam sido forçadas a abandonar seus lares. “Salvar vidas deve ser nossa primeira prioridade”, destacou o vice-dirigente.

O vice-secretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson, convocou nesta quarta-feira (14) a comunidade internacional a lidar com a crise de refugiados de acordo com os princípios definidos pela ONU. Durante reunião do Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento, em Istambul, o representante da organização lembrou as propostas do chefe da ONU, Ban Ki-moon, para garantir os direitos das populações deslocadas.

Segundo números apresentados por Eliasson, atualmente 60 milhões de pessoas teriam sido forçadas a abandonar seu lugar de origem. “Salvar vidas deve ser nossa primeira prioridade”, destacou. Ele ressaltou que, apesar dos esforços de resgate, muitos refugiados ainda morrem tentando atravessar fronteiras.Além de proteger a vida dessas pessoas, os Estados-membros devem se preparar para recebê-las e se empenhar no combate à discriminação. “O desafio não é apenas uma crise de números. É uma crise de solidariedade”, afirmou Eliasson.O vice-secretário descreveu como adequada a realização do Fórum Global sobre Migração na Turquia, país que, em conjunto com o Egito, a Jordânia e o Líbano, tem “arcado com o ônus da horrível guerra na Síria, a qual tem que acabar”.


Onu

Nenhum comentário:

Postar um comentário