quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Merkel desafia UE a "mostrar solidariedade" com refugiados

A chanceler alemã, Angela Merkel, desafiou hoje a União Européia a "mostrar solidariedade" com os refugiados, ultrapassando as atuais divergências. Ela advertiu que isso não for alcançado, será uma falha.
- A Europa precisa mostrar solidariedade. Todo o resto será uma falha - disse Merkel, horas antes de começar em Bruxelas uma reunião do Conselho Europeu para discutir a crise migratória.
Os líderes europeus deverão analisar se as medidas já adotadas como respostas da UE à crise de refugiados "são suficientes para conter novos fluxos migratórios". Serão discutidos também uma revisão das atuais regras européias de gestão de pedidos de asilo (a chamada Convenção Dublin) e um reforço das fronteiras externas, incluindo a criação de um Corpo de Guardas-Fronteiriços europeu.
O presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Juncker advertiu, horas antes do Conselho Europeu, que os Estados-membros devem honrar as promessas feitas em setembro passado de contribuições financeiras para enfrentar a crise migratória.
Em entrevista conjunta com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, após uma reunião de trabalho para preparar a cúpula de chefes de Estado e de governo da UE, que será realizada hoje à tarde em Bruxelas, Juncker lembrou aos líderes as promessas feitas na cúpula de setembro, que ainda não foram cumpridas. Os Estados-membros se comprometeram com um financiamento total de 2,5 bilhões de euros.

Agencia Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário