sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Aumenta presença de imigrantes no trabalho formal

A quantidade de imigrantes inseridos no mercado de trabalho formal brasileiro cresceu 126,01%, em quatro anos, passando de 69.015, em 2010, para 155.982, em 2014. O dado integra o relatório anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), que será divulgado no II Seminário Internacional sobre Novos Fluxos de Trabalhadores Migrantes para o Brasil, no próximo dia 22, na Câmara dos Deputados.

Para fazer o estudo, os pesquisadores do OBMigra cruzaram os números da Polícia Federal e dos ministérios da Justiça, do Trabalho e Previdência Social e das Relações Exteriores. Durante o seminário, o observatório lançará dois documentos: um relatório analítico e um anuário com dados das migrações no Brasil.

Os números revelam que em 2014 e no primeiro semestre de 2015 todos os estados brasileiros tiveram balanços positivos na contratação de imigrantes, com destaque para os do Sul do país. O ano de 2014 contou com 33.557 admissões contra 13.738 desligamentos. No primeiro semestre de 2015, o comportamento da movimentação dos trabalhadores imigrantes no mercado formal manteve a tendência do ano anterior, com o número de admissões superando o de demissões.

A pesquisa também mostra que os trabalhadores haitianos se transformaram na principal nacionalidade no mercado de trabalho, superando países clássicos da imigração no Brasil, como os portugueses. No dia 22 de outubro, os pesquisadores do OBMigra vão analisar a série histórica 2010-14 e apresentar outros dados, como a quantidade de imigrantes que compunham o mercado de trabalho formal brasileiro em 2010 e em 2014, taxas salariais dos estrangeiros no território nacional e a porcentagem de imigrantes em cada estado.
O Seminário Internacional sobre os novos fluxos de trabalhadores migrantes para o Brasil discutirá as imigrações internacionais e a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho, a gestão migratória em países que mais receberam imigrantes na primeira década do século XXI e as propostas atuais de políticas migratórias no Brasil. O momento é oportuno, já que poderá embasar a discussão parlamentar sobre um novo marco legal para as migrações internacionais no país. Permitirá, também, outros olhares sobre esses novos brasileiros.


Monitor digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário