quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Imigração legal para o Brasil


Diante do cenário trágico, Ebrahim decidiu deixar a Síria e recomeçar praticamente do zero. As opções eram duas: seguir ilegalmente para a Europa ou então gastar mais e entrar legalmente no Brasil. Acabou optando pela segunda opção. “Ir para a Europa ilegalmente é muito perigoso. Não só pela travessia em si, mas também porque os terroristas têm se infiltrado entre os sírios que fogem da guerra”, explica Ebrahim, referindo-se àqueles que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad.

Antes de chegarem ao Brasil em novembro de 2013, tiveram de viajar até o Líbano, onde permaneceram por cerca de três meses. Enquanto isso, um amigo no Brasil ajudava alugando para a família uma residência na RMC, onde eles permanecem até hoje.

“Quando chegamos já era de noite. No dia seguinte, saímos procurar algum lugar para comer. Fomos andando com um bloco de notas e anotando as ruas que passávamos até encontrar um mercado”, recorda Sabin, que já fala fluentemente o português e é voluntária dos projetos sociais da FAE. “Quando chegamos, ficamos os três primeiros dias sem água e luz. Não sabíamos nada, nem falar. Mas isso, com certeza, é bem mais fácil do que sobreviver a bombas”, complementa Ebrahim. Já adaptada ao Brasil, a família Khouri admite que sente saudades da Síria, onde ainda estão a maior parte de seus familiares. Eles, no entanto, não pretendem voltar após a guerra.


BemParana

Nenhum comentário:

Postar um comentário