segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Peruanos se reúnem em São Paulo na procissão do Señor de los Milagros


A procissão do Senhor dos Milagres, também conhecido como o Santo Cristo das Maravilhas, Cristo de Pachacamilla ou Cristo Moreno, é considerada uma das mais concorridas do mundo, tanto pelo imenso número de devotos que abarca, como pela grandiosidade espiritual que traz consigo esta mística expressão de fé católica.

   Tudo começou em meados do século XVII, na cidade de Lima, que hoje possui mais de 7 milhões de habitantes, naquela época abrigava apenas umas 35.000 pessoas. Escravos eram trazidos da costa atlântica da África Ocidental, que era ocupada por colonizadores portugueses. 
       Os africanos formavam confrarias, para cultuar diferentes santos de sua devoção. Esses atos religiosos os faziam relembrar sua liberdade e cantavam nostalgicamente, em sua língua original, canções de seus antepassados. As confrarias também se ocupavam da assistência aos enfermos e asseguravam aos seus membros um enterro decente, mediante pequenas quotas dos confrades.

Em São Paulo a procissão deu inicio na Igreja Nossa Senhora Da Paz, Com Padre Alejandro Cifuentes e Diáconos Ever e Pierre e a presença do Cônsul Peruano em São Paulo  Arturo Jarama, e  percorreram  pelas Rua do Glicério tradicional bairro de migrantes , Rua Tabatinguera  Rua do Carmo ate a Catedral da Sé .

A primeira parada foi  na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte houve um minuto de silencio por todos os imigrantes falecidos , Padre Alejandro nos convida a reflexionar sobre acolhida em especial pela comunidade peruana. 

A segunda parada foi na Igreja Nossa Senhora do Carmo onde o Padre Marcelo Monge da Caritas São Paulo fala sobre a importância dos migrantes na cidade de São Paulo no acolhimento na proteção na valorização

Na caminhada da Fe o migrante peruano Guilermo Alvan junto a sua esposa falam sobre a caminhada na vida deles com o  Senhor de los Milagros que significa um momento de luz , de reencontro  de A procissão este ano completa 10 anos  comenta Nancy Olivares e ressalta que cada ano cresce mais e a marcante presença ao carregar o andor das mulheres das diferentes comunidades de Peru , Equador, Bolívia , Paraguai e Chile.


O encontro das duas procissões tanto  da Igreja Nossa Senhora da Paz e Igreja da Consolação se deu na Catedral da Sé , momento emotivo  de confraternização e de Paz . Padre Elmo e Padre Alejandro durante a homilia agradecem a presença e falam do sofrimento dos migrantes , da caridade e do amor 
.
Uma vez terminada a missa na catedral o regresso foi até a Igreja Nossa Senhora da Paz onde houve a confraternização das duas paróquias. próximo domingo dia 25 a missa e tarde cultural será na Igreja Nossa Senhora da Paz a partir das 12 hrs. Com a presença do Bispo Peruano de Tacna- Peru Monseñor Marco Antonio Cortez


Miguel Ahumada

Texto e Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário