sábado, 17 de outubro de 2015

Como é ser negro no Japão? Estrangeiros negros relatam suas experiências, em documentário

O canal do YouTube “Rachel& Jun”, popular por mostrar curiosidades e o cotidiano do Japão, abordou um tema polêmico em um longo documentário que mostra relatos de estrangeiros negros que vivem no Japão.
O vídeo de duas horas explora as experiências de sete residentes estrangeiros, que se definem como negros. Os entrevistados destacam pontos positivos e negativos de ser um negro morando no Japão, com relatos de discriminação, mas também com visões positivas em relação à segurança e respeito.
“O Japão realmente ama os negros”, disse LaTonya Whitaker, americana natural do estado do Mississippi, que mora há 10 anos no Japão com seu marido e filho. “Nesse momento, tenho medo de voltar para os EUA, com tudo o que vejo nas redes sociais”, disse ela, se referindo aos recentes protestos contra abordagens da polícia americana, consideradas racistas.
Para Ayana, que mora há 4 anos no Japão, a discriminação nos EUA, sua terra natal, é maior do que no Japão, principalmente em relação às autoridades. “Aqui, se eu vejo um policial, não fico medo de ele atirar em mim por causa da minha cor”, disse ela, afirmando que se sente mais confortável e segura no Japão.
As experiências de discriminação, no entanto, não foram relatadas como sendo motivadas pela cor da pele, mas pelo fato de serem estrangeiros.

 IPC DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário