terça-feira, 7 de abril de 2015

XENOFOBIA NA ÁFRICA DO SUL: Governo lança planos para reintegrar estrangeiros


O Ministro sul-africano dos Assuntos Internos, Malusi Gigaba, revelou, no fim-de-semana, que o que seu departamento planeia ajudar na reintegração dos cerca de 250 estrangeiros deslocados nas comunidades onde residiam, na província de KwaZulu-Natal.

Os estrangeiros foram acomodados temporariamente em tendas num pavilhão desportivo em Durban, na sequência de actos xenófobos semana passada registados em Isipingo, sul de Durban.

Gigaba visitou os estrangeiros deslocados no domingo, dia 5. Ele condenou os ataques, dizendo que seu departamento fará tudo ao seu alcance para garantir a reintegração dos estrangeiros.

“Obviamente, como departamento e Governo nacional, vamos trabalhar  para garantir a reintegração, para tratar de questões que têm sido as causas dos ataques , salientou o ministro sul-africano.

Na semana passada residentes de algumas áreas de KwaZulu-Natal provocaram uma agitação, saqueando lojas de estrangeiros e expulsando-os, alegadamente, em resposta às declarações do rei Goodwill Zwelithini, exortando os estrangeiros a voltarem aos seus países de origem.

Entretanto, vários líderes políticos, religiosos e da sociedade civil sul-africanos pediram desculpas pelos acontecimentos de Isipingo.

O líder do Partido da Liberdade Inkatha Mangosuthu Buthelezi disse que a África do Sul não se pode dar ao luxo de se tornar um país xenófobo no continente, depois de os países africanos terem dado abrigo aos seus exilados políticos na era do “apartheid”.

O “Premier” (Governador) de KwaZulu-Natal, Senzo Mchunu, apelou ao diálogo, no qual todas as partes envolvidas possam dar o seu contributo para uma solução definitiva do problema.


O bispo da Diocese Anglicana do Natal, reverendo Rubin Phillips, manifestou-se triste com a ocorrência e afirmou que a pobreza e desigualdades são grandes contribuintes para as tensões xenófobas no país.

Noticias Online

Blog miguelimigrante.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário