quinta-feira, 2 de abril de 2015

EUA. Aumentam os casos de afogamento de imigrantes no Rio Grande

Com o aumento da fiscalização das fronteiras, imigrantes têm se arriscado mais ao atravessar locais mais perigosos na tentativa de chegar aos Estados Unidos. Como resultado, autoridades têm visto um aumento no caso de afogamentos fatais desde outubro do ano passado na fronteira do México com o sul do Texas.

O U.S. Border Patrol, como resposta, está aumentando o monitoramento da região com times de resgate, particularmente em canais de irrigação cheio de espinhos, onde muitos dos corpos estão sendo encontrados.

“Os canais e as áreas do rio que imigrantes estão tentando atravessar não eram usados antes normalmente”, disse Raul Ortiz, vice-chefe de setor do Vale do Rio Grande.

Abrangendo cerca de 320 quilômetros de rio, esse setor já viu pelo menos 16 afogamentos em seis meses, quase um terço deles nos canais. Embora as travessias ilegais tenham diminuído drasticamente desde o verão passado, mais policiais estão patrulhando a fronteira para impedir uma nova onda de imigrantes.

Muitos dos corpos estão sendo descobertos apenas a sudoeste de Mission, onde a equipe de mergulho e salvamento do Corpo de Bombeiros teve um inverno movimentado. Em janeiro e fevereiro, pelo menos seis corpos foram recuperados em canais.

“Antes costumava ser uma por mês”, chefe de bombeiros de Missiom, Rene Lopez. “Agora é uma vez por semana”.

Alguns canais têm 50 metros de largura, com solo íngreme e cobertos por vegetação, o que torna mais difícil de sair.

As águas parecem calmas, mas a correnteza muitas vezes leva os nadadores a serem apanhados por hydrilla, uma planta aquática.

“Eles ficam amarrados, e é difícil ficar revisar essas plantas por causa da água negra”, disse o capitão Joel Dominguez, que faz parte da equipe de resgate.


 Fonte: AP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário