quarta-feira, 1 de abril de 2015

Obra analisa fenômeno migratório


Senegaleses no Centro-norte do Rio Grande do Sul – imigração laboral e dinâmica social, é o mais novo livro do professor da Universidade de Passo Fundo, doutor em Ciências Sociais, João Carlos Tedesco, e do aluno do curso de história e bolsista de iniciação científica (CNPQ), Pedro Alcides Trindade de Mello. Resultado de uma pesquisa de aproximadamente cinco anos, o trabalho direciona a reflexão principalmente para a questão do trabalho, manifestações religiosas e processos que viabilizam estratégias de integração social. Estimativas apontam para a presença de pelo menos 700 senegaleses vivendo na região de Passo Fundo. Leia a entrevista abaixo. 

ON – Como aconteceu o processo de pesquisa para elaboração da obra? 

João Carlos Tedesco - Eu já tinha um certo envolvimento de pesquisa sobre migrações internacionais, em particular, brasileiros na Itália e na França; isso me deu alguns referenciais para, há 5 anos quando comecei, entender alguns dos processos que envolvia a imigração estrangeira no Brasil, em particular os senegaleses na região de Passo Fundo. As técnicas e estratégias de pesquisa foram várias: contatos na rua, inserção de imigrantes em jogos de futebol nos finais de semana, participação em reuniões e encontros religiosos na mesquita aos domingos, visitas em residências para entrevistas, dentre outras; entrevistamos mais de 50 senegaleses com questionários amplos e, fizemos também mais de 10 histórias de vida aprofundadas sobre trajetórias de vida, de imigração, vínculos sociais regionais etc.

ON – O trabalho é o principal motivo para este fenômeno migratório?

JCT - Acredita-se que haja em torno de 700 senegaleses por toda a região de Passo Fundo. Os fluxos vêm aumentado a cada ano; as redes vão se constituindo, a mobilidade regional é muito grande, um vai chamando o outro, múltiplos auxílios vão acontecendo. Os senegaleses pesquisados e que tentam reorganizar suas vidas na região de Passo Fundo revelam uma emigração laboral, ou seja, estão aqui para trabalhar, sustentar as suas famílias, garantir alimento e alguma coisa a mais para os que ficaram, que podem ser esposas e filhos (a quase totalidade dos que emigram são homens), ou, então, seus pais e irmãos. Argumentam a inexistência de trabalho no espaço de origem, remuneração baixa e quase total informalidade nas atividades econômicas. Porém, não dá para esquecer que horizontes simbólicos estão presentes: sem dinheiro e sem trabalho, dificilmente um senegalês consegue realizar um acordo matrimonial; então, é necessário emigrar, pois isso, se der certo em termos de trabalho, haverá uma outra possibilidade de realização, ou seja, de ter esposa, constituir família, ter uma identidade social reconhecida, ainda que seja num espaço distante.
ON – Quais os setores que mais absorvem esta mão de obra na região de Passo Fundo?

JCT-
 Na região, os espaços de maior inserção de trabalho são os frigoríficos, a construção civil e as empresas de materiais de construção. Os frigoríficos da região de Passo Fundo empregam mais de 300 imigrantes (senegaleses, haitianos, bengalis, ganeses, dentre outros). O trabalho é o seu sentido de ser, é a sua centralidade. Há uma grande facilidade de encontrar trabalho, empresário os têm como bons trabalhadores. Porém, há reclamações de empresários que os empregam de que eles migram muito de empresas e/ou local para outro; imigrantes se queixam de que a remuneração é baixa, da intensa aplicação de esforço físico e totalmente distante de qualificações previamente existentes. A obrigação de enviar dinheiro, em grande parte, ainda que insatisfatória segundo eles, é materializada, com isso realiza-se uma dos grandes objetivos da emigração, mantém-se os vínculos familiares à distância, compensa-se pelo menos em parte a ausência do face-a-face, realiza-se as obrigações familiares.


O Nacional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário