terça-feira, 14 de abril de 2015

Itália resgata 5 mil imigrantes no fim de semana


As autoridades italianas resgataram 5.629 imigrantes em alto mar nos últimos três dias (de 10 a 12 de abril), no Canal da Sicília, de acordo com estatísticas divulgadasnesta segunda-feira (13). Somente ontem, o Centro Nacional de Resgate da Guarda Costeira gerenciou 22 intervenções em barcos e jangadas. 
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou que, com os salvamentos, subiu para 15 mil o número de imigrantes socorridos desde o início do ano. Os imigrantes resgatados no fim de semana são majoritariamente da África Subsaariana, eritreus, sírios e somalis provenientes da Líbia. Em um encontro em Barcelona sobre União Europeia e Mar Mediterrâneo, a italiana e representante de polícia externa da UE, Federica Mogherini, pediu cooperação internacional para resolver o problema da imigração. 
"Chegou o momento para uma cooperação real, não burocrática, entre os países europeus e norte-africanos", disse a diplomata.    O governo italiano emitiu hoje um alerta para que todas as cidades disponibilizem leitos de acolhimento a imigrantes, diante de previsões de que novos fluxos migratórios atingirão a Itália nos próximos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário