quarta-feira, 15 de abril de 2015

Exemplo do Brasil no combate ao tráfico de pessoas é destaque em congresso global da ONU



Durante o 13. Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, evento paralelo organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) incluiu exemplos do México e Brasil na criação de mecanismos de coordenação interinstitucional em seus respectivos países.
As boas práticas no combate ao tráfico de pessoas nas Américas se destacaram como tema de debate em um evento paralelo do 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que ocorre entre os dias 12 e 19 de abril em Doha, no Catar.

O debate, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), incluiu exemplos do México e Brasil na criação de mecanismos de coordenação interinstitucional em seus respectivos país.

O tráfico de pessoas é um crime que exige respostas efetivas e coordenadas de várias instâncias nacionais e, portanto, a coordenação é chave para garantir a prevenção, proteção de vítimas e persecução penal dos culpados no sistema de justiça criminal.

Participam do o evento ‘Combatendo o Tráfico de Pessoas nas Américas: criando mecanismos de coordenação nacional’ o chefe da seção de Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC em Viena, Ilias Chatzis; a coordenadora nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça do Brasil, Heloisa Greco; a diretora-geral de Estratégias para a Atenção de Direitos Humanos da Secretaria de Governo do México, Mercedes Peláez; e o assistente de programa de Estado de Direito do UNODC no Brasil, Gilberto Duarte.

O evento segue a reunião organizada em dezembro de 2014 pela Organização dos Estados Americanos e o governo brasileiro, em que distintas estratégias para o enfrentamento do tráfico de pessoas foram discutidas.


ONUBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário