segunda-feira, 6 de abril de 2015

Governo francês exige da polícia mais rigor no combate à imigração ilegal


Poucos dias depois da derrota nas eleições departamentais para a oposição de direita, o governo socialista francês decidiu reforçar sua luta contra a imigração clandestina. O jornal Le Figaro desta sexta-feira (3) vê na iniciativa uma pressão sobre os responsáveis pelas polícias regionais, que deverão ser mais firmes no combate a um fenômeno crescente.

Le Figaro afirma em sua manchete que "o governo francês está preocupado com o aumento da imigração". O jornal conservador teve acesso a um documento, classificado de confidencial, no qual o ministério do Interior orienta os responsáveis pelas polícias locais a serem mais rigorosos no combate à imigração clandestina.

Segundo o diário, enquanto milhares de refugiados sírios e africanos tentam entrar na Europa vindos da Líbia, o ministro Bernard Cazeneuve defende uma "política migratória equilibrada", o que significa uma melhor acolhida para os imigrantes legais, mas tolerância zero com as redes criminosas que exploram imigrantes clandestinos.

O jornal lembra que houve aumento de 250% na entrada de imigrantes ilegais na Europa nos dois primeiros meses de 2015, comparado com o mesmo período do ano passado. E o chefe da Frontex, agência europeia responsável pelas fronteiras da União Europeia, Fabrice Leggeri, estima que entre 500 mil e 1 milhão de imigrantes estão prontos a embarcar no litoral da Líbia para tentar chegar ao continente europeu.

Para enfrentar essa anunciada onda de imigrantes clandestinos que o governo francês tenta se prevenir, avalia Le Figaro.

Medidas concretas

Entre as medidas preconizadas pelo ministro Cazeneuve está uma maior agilidade na comunicação de eventuais fluxos migratórios nas fronteiras francesas. A informação rápida ajuda o governo a lidar com o problema, avalia o ministério do Interior.

O objetivo do documento enviado aos responsáveis pelas polícias é, principalmente, combater as redes criminosas que exploram imigrantes em situação ilegal. Para isso, o governo pede maior atenção na investigação de falsos documentos de filiação. Um caso citado é o de um pai que emitiu certificados reconhecendo a paternidade de 40 crianças para que elas pudessem ficar no território francês.

O governo também quer apertar o cerco contra as redes que falsificam documentos de identidade de outros países para poder regularizar a situação de clandestinos na França. Le Figaro também explica que o ministério do Interior quer ver a polícia recorrer cada vez mais a proibições de retorno ao território francês de cidadãos que forem expulsos do país.

No ano passado, escreve o jornal, 6.515 estrangeiros foram expulsos forçadamente, o que muitas vezes exigiu a companhia de dois policiais para deixar a França. O aumento foi de 21,8% em relação ao ano anterior.

O governo, sugere Le Figaro, quer respostas rápidas já que os responsáveis regionais pelas polícias devem entregar um primeiro balanço da nova ofensiva contra a imigração clandestina até o próximo dia 30 de junho.



REUTERS/Philippe Wojazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário