terça-feira, 21 de abril de 2015

Comissão Europeia apresenta plano com 10 ações imediatas para o Mediterrâneo

Dimitris Avramopoulos, comissário europeu para a Migração

Plano prevê reforço das operações no Mediterrâneo um "esforço sistemático" para capturar e destruir embarcações utilizadas pelos traficantes de seres humanos.

O comissário europeu para a Migração apresentou hoje um plano com 10 ações imediatas para prevenir novas tragédias no Mediterrâneo, durante uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior da União Europeia realizada hoje no Luxemburgo.

O plano de 10 ações, que contempla o reforço das operações da UE no Mediterrâneo, com um reforço do financiamento e meios disponíveis de patrulha, será apreciado na próxima quinta-feira pelos líderes europeus, na cimeira extraordinária hoje convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na sequência do naufrágio do passado fim de semana que terá provocado mais de 700 mortos.

O plano prevê também um reforço das operações no Mediterrâneo, um "esforço sistemático" para capturar e destruir embarcações utilizadas pelos traficantes de seres humanos, encontros regulares entre instituições como Europol, Frontex e Eurojust, projetos-piloto de reinstalação de requerentes de asilo, e intensificação do diálogo com os países do norte de África, entre outras ações com cariz de urgência.


"Estas 10 ações que hoje acordámos são medidas diretas e substanciais que tomaremos para fazer a diferença no imediato. Todas estas ações exigem o nosso esforço comum, das instituições europeias e dos 28 Estados-membros. Vamos apresentar estas propostas ao Conselho Europeu que se reunirá na quinta-feira, numa sessão extraordinária, para discutir a situação no Mediterrâneo", lê-se numa declaração conjunta da Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, e do comissário para a Migração, Dimitris Avramopoulos.

DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário