segunda-feira, 20 de abril de 2015

UFRGS: CURSO PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE MIGRAÇÕES E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL


O Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE) do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU/UFRGS) promove minicurso sobre a temática de migrações internacionais e comunicação intercultural. São convidados estudantes, profissionais, migrantes e demais interessados. As vagas são limitadas

O curso é gratuito e será promovido aos sábados, em três datas: 25 de abril; e 9 e 16 de maio, das 9h ao meio-dia, na Faculdade de Direito, Campus Centro da UFRGS. As inscrições podem ser feitas de forma online em: http://goo.gl/forms/BxSLrwkzLe . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3308-3967, pelo e-mail: gaireprojetos@gmail.com.  ou pelo Facebook.

Confira a programação das atividades

Dia 25/4 - Proteção nacional e internacional de migrantes e refugiados

Laura Sartoretto - Mestranda PPGD-UFRGS e Representante CSVM- UFRGS
Migrações Forçadas e Direito Internacional dos Refugiados. Uma visão complementar entre as vertentes do Direito Internacional dos Direitos Humanos. A proteção dos refugiados e migrantes forçados no arcabouço internacional e regional, numa perspectiva histórica e crítica do Direito Internacional.

Gustavo Pereira – Professor de Direito PUC-RS e Advogado GAIRE
O direito de migrar e a proteção internacional para apátridas e refugiados. Análise das principais convenções internacionais sobre o tema à luz do paradigma dos direitos humanos. Proteção nacional dos refugiados e estatuto do estrangeiro.

Dia 9/5 - A assessoria a imigrantes e a refugiados

Cássio Martin - Estudante de Direito e membro do GAIRE
Extensão e assessoria jurídica - o GAIRE, funcionamento do grupo e o trabalho interdisciplinar. O método de ensino de direito de refúgio - Refugee Law Reader. Orientação sexual e identidade de gênero para determinação de status de refúgio. Orientação sexual e identidade de gênero como grupo social. Os Princípios de Yogyakarta. Cartagena +30.

Aline Passuelo - Doutoranda em Sociologia UFRGS - Socióloga GAIRE

Feminização do refúgio. Apresentação de dados estatísticos sobre refúgio de mulheres e meninas nos conflitos contemporâneos. Identificação de instrumentos internacionais que tratam da proteção de mulheres e meninas. Boas práticas no acolhimento das mulheres e meninas refugiadas nos países receptores destas populações. Reassentamento solidário de refugiados no Brasil.

Dia 16/5 - Cultura, identidade e aplicação prática dos conteúdos abordado durante a formação

Denise Santos - Mestre em Antropologia e Psicóloga GAIRE
Cultura e Culturas. Relações interculturais. Identidade e condição do Estrangeiro. Educação e Aprendizagem intercultural. Atividade vivencial em que se trabalhará de maneira prática os principais conceitos abordados.


 UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário