quarta-feira, 29 de abril de 2015

Crise no Mediterrâneo: Em navio da marinha italiana, secretário-geral da ONU pede união


O Mar Mediterrâneo tornou-se, infelizmente, “um mar de lágrimas, um mar de miséria”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta segunda-feira (27), a bordo de um navio da marinha italiana, onde pediu união para que a comunidade global tome medidas para solucionar as causas profundas da crise migratória.

“Isso é muito triste. Acho que parece ser a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Ban em seu discurso a bordo do navio San Giusto na Sicília (Itália). “É por causa de falta de oportunidade, eles buscam paz e um futuro melhor. Temos que cuidar deles”, acrescentou falando sobre os migrantes. Ban também agradeceu o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi e seu governo, por sua “liderança compassiva” e por “suportar o impacto” da crise.


Segundo a ONU, cerca de 219 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo em 2014; pelo menos 3.500 vidas foram perdidas. Em 2015, mais de 30 mil pessoas já fizeram a travessia para a Itália e a Grécia, primeiro e segundo maiores países de chegada, respectivamente.

ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário