O aumento dos movimentos migratórios de europeus para as Américas nos séculos 19 e 20 favoreceu, nos dois lados do Atlântico, o surgimento de uma rede de negócios cujo objetivo era obter lucro com o recrutamento e o transporte de trabalhadores.
O fenômeno, fortemente observado na Itália e no Brasil, foi investigado durante o doutorado do historiador Paulo Cesar Gonçalves, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com bolsa FAPESP.
“A ideia era trabalhar a questão da imigração sob a ótica dos sujeitos que organizaram esse processo: as companhias de navegação, principalmente italianas, e as agências de recrutamento de imigrantes que surgiram em São Paulo. Também menciono no livro a vinda de espanhóis e portugueses para o Brasil”, disse Gonçalves.
Desde que o governo paulista decidiu subvencionar a vinda dos europeus para trabalhar na lavoura cafeeira, em meados da década de 1880, o processo foi centralizado na Sociedade Promotora de Imigração. A entidade firmava contratos com as agências de recrutamento, dentre as quais se destacava a Angelo Fiorita & C.
Essas empresas, por sua vez, contratavam as companhias de navegação italianas para trazer os imigrantes, que eram arregimentados no interior do país pelos agentes de emigração.
“O primeiro contrato foi para trazer 6 mil imigrantes. Com o tempo, o número foi aumentando. Chegaram a fazer contratos para 60 mil trabalhadores”, contou Gonçalves.
No início do movimento migratório as condições de transporte eram muito precárias e chegaram a ser comparadas com as do tráfico de escravos. “Usavam navios de carga adaptados para passageiros. Isso teve uma repercussão muito negativa na Itália. Os armadores e os agentes de emigração eram frequentemente chamados de mercadores de almas brancas ou mercadores de carne humana”, disse.
Em 1888, surge a primeira lei na Itália para disciplinar o transporte de emigrantes. Mas apenas em 1901 o governo italiano determina parâmetros rígidos para regular essa atividade. A nova legislação acabou influenciando a modernização dos navios a vapor e a atividade industrial no norte do país.
“Passou a ser exigida uma metragem mínima para cada passageiro, a presença de médico a bordo e a velocidade mínima de viagem. O preço das passagens passou a ser controlado pelo Estado, entre outras medidas”, disse Gonçalves.
Na Itália, o transporte de emigrantes foi fundamental para modernizar a frota marítima e transformar as empresas familiares de armadores em grandes companhias de navegação.
Opera mundi
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