sábado, 2 de junho de 2012

Imigrantes ainda lutam por acesso a diretos sociais no Brasil



Se para os brasileiros é comum se falar em carteira assinada, direitos trabalhistas, férias, pensão por acidente de trabalho ou aposentadoria, para grande parte dos imigrantes que vivem no Brasil essas expressões ainda não são uma realidade. As comunidades de imigrantes ainda buscam o acesso aos direitos sociais básicos. Vários são os motivos dessa dificuldade, a falta de divulgação da legislação, entraves burocráticos e preconceitos com os imigrantes, por exemplo.
Embora exista grande necessidade de modernizar a legislação brasileira, o Brasil já possui acordos com vários países para que os trabalhadores imigrantes possam ter acesso aos direitos previdenciários. O caso mais comum é o reconhecimento de tempo de serviço para aposentadoria, em que podem ser somados os períodos trabalhados em todos os países onde a pessoa já trabalhou. Por exemplo: quinze anos de trabalho no Chile, cinco anos no Paraguai e dez anos no Brasil: pode ser feito um pedido para considerar-se todo o tempo. Além de aposentadoria, alguns acordos prevem benefícios como pensão por morte ou  por acidente de trabalho. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão que recebe os requerimentos nessa área.
Outro exemplo é a Defensoria Pública da União, órgão que realiza o atendimento gratuito aos estrangeiros, visando sua orientação e a defesa judicial diante da Justiça Federal, onde tramitam processos dessa temática.
A luta por direitos se torna mais forte no momento em que o Censo Demográfico 2010 registou 286.468 imigrantes que, vindos de outros países, viviam no Brasil há pelo menos cinco anos e em residência fixa. O número foi 86,7% maior do que em 2000, quando foram registrados 143.644 imigrantes na mesma situação. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O movimento social de imigrantes luta para a ratificação da Convenção da Organização Internacional do Trabalho – OIT n.º143/1975, não-ratificada pelo governo brasileiro, que determina a Promoção da Igualdade de Tratamento dos Trabalhadores Migrantes, a partir do contexto de imigrações efetuadas em condições  abusivas. O artigo 10 da Convenção determina: “igualdade de oportunidades e de tratamento em matéria de emprego e de profissão, de segurança social, de direitos sindicais e culturais e de liberdades individuais e coletivas para aqueles que se encontram legalmente nos seus territórios na qualidade de emigrantes ou de familiares destes”.
Esse e outros temas serão tratados no Seminário “Cidadania e Acesso a Direitos Sociais para Imigrantes“, que reunirá cerca de 150 pessoas de diversas nacionalidades (sul-americanos, africanos e europeus).
Segundo Paulo Illes, que é diretor executivo da entidade, “a conquista e o acesso de direitos sociais é de grande importância para a melhoria da vida dos imigrantes e suas famílias. Por isso foi escolhido esse tema para o seminário.”
O seminário ocorrerá dia 19/05, próximo sábado, às 15h, no auditório da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania – Pátio do Colégio – próximo da praça da Sé.
A organização é do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante CDHIC, uma entidade sem fins lucrativos, e contará com a participação de duas Defensoras Públicas Federais e Autoridades Consulares de alguns países, como Peru, Paraguai e Equador.
Seminário: “Cidadania e Acesso a Direitos Sociais para Imigrantes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário